26 de novembro de 2011

Surpresas de Natal ✮






Uma das memórias de infância que mais acarinho é a do dia em que, todos os anos em meados de Dezembro, invadíamos entusiasticamente a cozinha do Colégio para fazer bolachinhas de Natal - as nossas tão queridas e ansiadas Weihnachtsplätzchen. 

O calor do forno intensificava os aromas e as nossas mãos pequeninas faziam alquimia com ingredientes comprados, pesados e medidos por nós. Depois, sob o olhar atento dos professores, amassávamos, tendíamos e dávamos formas variadas à massa, que também íamos depenicando alegremente. A melhor parte, no entanto, sem contar com a altura em que comíamos as nossas obras de arte, era quando tirávamos as bolachas do forno e podíamos dar azo à nossa imaginação e fazer as decoração mais coloridas e inusitadas. Era uma festa!

Esta é uma receita alemã adaptada por mim. Procurei manter-me fiel à textura, ao sabor e ao aroma da massa, apenas alterando um pouco a mistura de especiarias, juntando mais noz e reduzindo um pouco à farinha. O resultado, na minha opinião, é mais equilibrado e as bolachas ficam irresistíveis. A cobertura glaçada permite brincar um pouco com as cores e fazer as mais variadas decorações, que fazem a delícia de miúdos e graúdos. Estas têm o selo de aprovação da Maria, a nossa provadora mais exigente!

Mar*

Surpresas de Natal (bolachas de mel, nozes e especiarias com motivos natalícios) - 15€ kg
saquinhos para oferta - conjunto de 4 bolachas: Pinheiro de Natal, Pai-Natal, luva e bota - 3€

Sem comentários:

Enviar um comentário