12 de dezembro de 2011

Honigkuchen (ou Bolo de Mel Alemão à moda do Porto) ♥


No tempo em que os meus dias eram pautados pela rotina casa-colégio-actividades extra-curriculares-Frau B.- casa, havia uma época do ano que me deixava particularmente feliz e da qual guardo as memórias mais especiais. 
A quadra natalícia, e os dois-três meses que a antecediam e serviam de preparação para a mesma, eram um tempo muito doce, com cheiro a mel, tradição, casa e aconchego, vindos de uma cozinha pequena em tamanho, mas enorme em capacidade produtiva. Daquele 5ºandar na Baixa do Porto saíam, por vezes, mais de 600 Honigkuchen nesta época, a grande maioria para serem vendidos no Bazar de Natal do Colégio, e os outros para serem distribuídos entre os amigos, num gesto que sempre me tocou, por saber o carinho imenso que nele era depositado. 
Se a minha memória olfativa é tão desenvolvida, em muito se deve àquela casa e aos cheiros que a caracterizavam. Ainda hoje me consigo transportar para o corredor com pilhas de bolos de mel de cada lado, para a cozinha depois de um tabuleiro de biscoitos de queijo ter saído do forno ou para a mesa da sala de jantar, onde trabalhávamos, no dia a seguir a uma jantarada de raquelete, cujo aroma intenso se colava a nós durante dias, bastando para isso sentir qualquer aroma semelhante aos que por ali sempre pairavam.
A Frau B. não dava a recita a ninguém. Pelo que sei, em Portugal só ela e mais uma ou duas pessoas da sua confiança a sabiam. Disse-me ser uma receita antiga, perpetuada pela família ao longo dos anos. Foi-me dizendo os ingredientes, como quem vai desvendando um mapa do tesouro através de pistas mais ou menos perceptíveis, mas nunca me revelou quantidades, tempo de cozedura, temperatura do forno - esses pormenores essenciais para o sucesso de qualquer receita. 
Desde a sua morte, nunca mais tinha provado um bolo de mel como os que ela fazia e, apesar de várias vezes ter pensado em tentar reproduzir a receita, aliando aquilo que sabia a outras receitas de Honigkuchen, a verdade é que sempre me faltou coragem. Sabia que nunca iria ser capaz de fazer um bolo exactamente igual, por mais parecido que ficasse, e o medo da frustração com o resultado impediu-me de o tentar...até ao último fim-de-semana, altura em que o D. falou no bolo de mel da Frau B., dizendo que tinhas saudades dele e me perguntou se tinha a receita. 
Foi o mote que me faltava para pôr as mãos na massa e tentar a minha sorte. O resultado foi bastante positivo: o sabor ficou muito semelhante, o aspecto é idêntico e só o cheirinho que se sentiu na minha cozinha e que se espalhou pela casa toda, fez valer a pena a empreitada. Mesmo que o bolo não tivesse saído bem, aquele aroma a mel e especiarias, a textura da massa e o cheirinho do bolo quando saiu do forno, foram o suficiente para me fazer viajar no tempo e no espaço, transportando-me para dias felizes, cheios de pequenos grandes momentos. 

Mar*



É com uma satisfação imensa que vos trazemos este Honigkuchen à moda do Porto, para tornar o vosso Natal ainda mais especial. O bolo de mel alemão é extremamente rico, com uma conjugação perfeita do mel e uma selecção criteriosa de especiarias, mais um ou outro segredo - é um bolo que tem um prazo de validade bastante grande, sendo consideravelmente mais saboroso uns dias após a sua feitura. Acompanha muito bem qualquer bebida quente, um bom vinho tinto ou um vinho de aperitivo, assim como queijos ou compotas. No entanto, se servido simples, não lhe retira uma ponta da sua graça. 


Excepcionalmente, a fotografia apresentada não é da nossa autoria. Uma vez que o Honigkuchen foi um pedido especial do D., achamos por bem deixá-lo retratar a iguaria.
 


Honigkuchen-Bolo de Mel Alemão (tamanhos únicos: forma de bolo em forma de pinheiro de Natal/ forma de bolo inglês)) - 16€

Sem comentários:

Enviar um comentário